Como fazer um balançete em Inventory Light

Um balançete é um relatório que mostra todos os recebimentos e pagamentos de um período. Geralmente, um balançete é criado no fim de cada mês.

Para fazer um balançete, segue os próximos passos:

1. É preciso definir um saldo inicial. Clique na opção saldos, e adiciona um saldo.  O saldo inicial tem uma data e um valor do saldo.  O saldo você defina somente uma vez, quando começar a usar Inventory Light. Todos os saldos futuros serão calculados.

2. Adiciona os pagamentos e recebimentos. Clique na opção financeiro. Tem a opção de adicionar os pagamentos e recebimentos manualmente, mas eles podem também ser adicionados usando a ferramenta de gerar de contratos.  Os contratos são pagamentos ou recebimentos que você tem todo mês, e que somente precisa ser confirmados.

3. Fechar o balanço. Clique na opção saldos novamente, e clique na opção fechar balanço. Basta digitar a data de fechamento (que tem que ser maior que a última data de fechamento). Tem como ver uma visualização antes de fechar o balançete. Assim tem como verificar o resultado antes de gerar o balançete. Todos os recebimentos e pagamentos serão acumulados e uma nova linha é adicionado em saldos, com o novo saldo atual.

4. Emite o relatório. Clique com botão direito no saldo que acabou de ser adicionado, e seleciona a opção balanço. Uma nova tela será aberta mostrando o relatório.